segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ou aqui ou na China


Há um tempinho que a moda é comprar em sites onde tudo, ou quase tudo, vem da China.
Posso dizer que tô viciadinha nisso, viu!
Comecei achando fechos magnéticos para as bolsas que faço no ateliê, quando vi estava comprando roupas.
A maioria das minhas experiências foram excelentes. Tive problema com três vendedores: só me enrolavam e os produtos não chegavam nunca. Nada que uma denúncia (abrir disputa)no site não tenha resolvido. Aí, com um deles, o produto chegou rapidinho.
São muitos sites e há grupos no face que falam sobre o assunto e o pessoal faz posts e vídeos contando a experiência e falando do produto. Faço parte do MADE IN CHINA.


Tem que pesquisar e ter paciência, pois são muitos vendedores e muitos, mais muitos produtos. Tem coisa com qualidade e coisa bem inferior ao descrito no anúncio.
O legal é que esses sites tem avaliação dos vendedores e até área com super descontos para brasileiros.
O único problema é que demora a chegar. Na época da COPA foi um martírio! Coisas que comprei em março, chegaram em julho. Normalmente não demora tanto assim não!
Em uma das minhas primeiras compras, o produto demorou 8 dias para chegar da China no Brasil e mais de 20 para chegar de Curitiba em casa, interior de São Paulo. É, fica claro onde é o problema, né?
Num bate papo com a Giovana Feliciano Giacheli, me atentei para detalhes como valor de compra e formas de pagamento.
Eu compro por boleto no Aliexpress, pois acho prático, já que não tenho cartão. Se tivesse teria que ser internacional ou utilizar pay pal.
A Gi comprou, na Sammy Dress, camisas e uma blusa. Esperou em média 45 dias para a entrega.
 
 
Quanto ao imposto sobre importação, para não ser tarifado, embora exista na legislação um conflito hierárquico, as compras não devem passar de U$ 50,00 (cinquenta dólares americanos, ou equivalente em outra moeda). Se passar, pode pedir para o vendedor enviar em pacotes diferentes. E normalmente eles declaram valor inferior a compra mesmo.
Sabia que o valor da tributação é de 60% do valor do produto?
Produtos eletrônicos não escapam. Várias meninas lá no grupo do face já relataram isso.
Quanto a confecção, é melhor pedir um número maior “porque as chinesas são muito pequenas, principalmente nas costas” disse a Gi.


Amanhã o post será com dicas de materiais para nossos artesanatos. ;)
Espero vocês!!!
Não esqueçam de curtir o Arte&Fato.
Mandem sugestões de assuntos e diys para eu ensinar , ok???

 

Bjinho